Dicas de Saúde Bucal – por Dr. Anderson Bernal

Refrigerantes fazem mal à saúde bucal

Os refrigerantes, considerados por muitas pessoas o vilão da dieta e o responsável pelo aparecimento das celulites, podem afetar também a saúde dos seus dentes. A ingestão frequente da bebida traz sérios danos à estrutura superficial tanto do esmalte, como da dentina.

Antigamente, a preocupação das pessoas estava em não perder os dentes. Hoje, esta preocupação voltou-se para outros problemas, como a erosão dental, normalmente provocada pela ingestão de alimentos e bebidas ácidas, como os refrigerantes. Para a saúde bucal, tal erosão pode ser catastrófica pois, além de gerar sensibilidade e má aparência, a restauração do esmalte ou da dentina é muito difícil e requer um longo acompanhamento junto a um profissional.

Quando se fala em promoção da saúde bucal, deve-se levar em consideração a qualidade dos alimentos consumidos. Toda dieta alimentar rica em açúcares, incluindo-se os refrigerantes, é potencialmente causadora de cárie, pela transformação que sofre com a ação das bactérias. Não significa dizer que não se pode comer açúcares, doces ou refrigerantes, mas sugiro que os ingira com moderação e durante as refeições.

Como os conhecimentos sobre as causas das cáries e de doenças periodontais são muitos, uma pessoa que se previne diariamente e segue orientações de um dentista tem chances de chegar à idade adulta sem precisar usar próteses dentárias. Tudo depende dos cuidados que a pessoa tiver, seja com a limpeza bucal, com a alimentação ou em relação às idas periódicas – a cada 6 meses – ao dentista.

CRÉDITO E FONTE: O FUXICO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s