Um Papo com Walcyr Carrasco…


Walcyr Carrasco, autor de Caras & Bocas, da Globo, não está nem aí para as acusações de plágio que sofreu de Shirley Costa, autora do livro Rosáceo. Em entrevista, ele contou que está confiante na Justiça e o assunto não o incomoda.
Para quem não lembra, Shirley alega que Alma Gêmea, escrita pelo autor em 2005, era uma cópia de seu trabalho. O primeiro laudo pericial, da 5ª Vara Cível do Rio, confirmou o plágio e a Globo recorreu. O resultado da segunda perícia, porém, revelou o contrário. O perito Eduardo Coelho, professor de Literatura da UFRJ, disse que existem 185 pontos de ‘similitude’ (90% de semelhança entre as obras), mas explicou que não poder afirmar que seja plágio.
Walcyr Carrasco está confiante de que, mesmo tendo recorrido da segunda decisão, Shirley não será bem-sucedida em seus argumentos.
“O perito viu que não houve plágio. Ocorre que algumas pessoas, que não são profissionais da escrita, têm uma ideia e acreditam serem donas dela. Mas, na verdade, as ideias originais são poucas, especialmente em obras espiritualistas, nas quais o tema da reencarnação (tema de Almas Gêmeas) é recorrente”, contou o autor.
Apesar de se defender, o autor da Globo não faz pré-julgamentos de Shirley.
“Como não conheço a pessoa nem vou conhecer, não posso dizer se é oportunismo dela, ou se realmente existe uma crença no que diz. O perito mostrou que as estruturas semelhantes em nosso texto fazem parte da literatura universal. E, independemente do resultado, estou tranquilo. Sei que nunca plagiei ninguém e confio na Justiça”, disse o autor.

2 Respostas para “Um Papo com Walcyr Carrasco…

  1. eu walcyr,eu me chamo ester sou uma grande fã sua. Eu amo suas novelas, porque nelas existem um referência que as outras não tem.Não é que eu não goste de caras e bocas , só axo que as suas novelas são populares por serem como são . Quando ele começa , eu juro pra vc quw eu espero aparecer aquela casa na fazenda, ou alquela guerra de bolos.posso não ser nenhuma escrito, mais entendo de assistir novela. E as suas são perfeitas por toda a sua magia, que nos envolve. Por favor nos devolva os cravos e as rosas, os chocolates com pimenta e as almas gêmeas. Não deixe suas novelas ser apenas mais uma,por que não. Você é um escritor mais autentico que conheço, é unico.E capaz de fazer uma novela de epoca, ficar na moda.Nos devolva os pordões de DRICA DE MORAES, AS MESAS FARTAS DE COLOSEMAS E A EXENCIAL do que acreditamos.Por favor, eu espero que ao ler este comentario nao fique chateado, porque essa nao foi minha intençao.Vou aguardar a proxiam novela,como uma mae que aguarda a chegada do seu primeiro filho. te amo. mil beijos

  2. desculpas pelos erros na gramatica, estava tao nervosa so por escrever para voce , que nao revisei meu texto.

Deixe um comentário

